Resenha do Filme: Jogos Vorazes


Oi seguidores! Dia 25/03 eu e a Samella viajamos por quase 2h só pra ir assistir o filme Jogos Vorazes e voltar no mesmo dia! Foi uma correria, mas valeu a pena!
Sabemos que em vários blogs já tem resenha/comentários do filme, mas só agora nós conseguimos escrever o que achamos da adaptação pra vocês! Confiram:

Título Original: The Hunger Games
Título no Brasil: Jogos Vorazes
Gênero: Ação
Duração: 142 minutos
Direção: Gary Ross
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Lenny Kravitz, Woody Harrelson, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Donald Sutherland, entre outros.


A história de Jogos Vorazes se passa em um futuro apocalíptico, num lugar chamado Panem (onde antigamente era os EUA). A Panem é divida em 12 Distritos e a Capital. Todo ano acontecem os Jogos Vorazes, um evento onde 2 crianças entre 12 e 18 anos de cada Distrito são colocadas em uma arena e lá elas tem que lutar pela própria vida, já que só é permitido um finalista. O objetivo dos Jogos é mostrar aos Distritos que quem detem o poder é somente a Capital e para entreter sua população. 

Ao sortear o nome dos participantes do Distrito 12, Effie Trinket retira o papel com o nome de Primrose Everdeen, irmã mais nova de Katniss Everdeen. Chocada e assustada com a ironia da situação, Katniss não perde tempo e logo se oferece para participar dos Jogos Vorazes no lugar de sua irmã. O participante masculino sorteado no Distrito 12 é Peeta Mellark, que terá que enfrentar não somente Katniss, mas também todos os outros 22 tributos.

A adaptação foi bem fiel ao livro. Houve pouquíssimas exceções onde o filme não correspondeu ao livro. Uma das justificativas para isso ter acontecido foi o fato de ser praticamente impossível representar todos os mínimos detalhes. Outro fato que chamou minha atenção foi que pudemos ter uma visão do que acontecia do lado de fora da arena durante o evento. Já que o livro é narrado em primeira pessoa por Katniss nós só podemos compreender aquilo que ela compreende. No entanto no filme vimos por um outro lado. E essa nova visão se manteve bastante fiel ao enredo.

Toda a atmosfera de tensão e melancolia que fazem parte do livro também está presente no filme. Foi obtida tanto pelo roteiro, quanto pela direção da história (câmeras tremidas, trilha sonora discreta...) que não deixou a desejar em nenhum aspecto.

Jennifer Lawrence (Katniss) e Josh Hutcherson (Peeta) fizeram um ótimo trabalho. Desempenharam muito bem o papel, a atuação deles foi perfeita. Outro ator que desempenhou super bem seu papel foi Woody Harrelson, representando Haymitch (um dos melhores personagens da história - divertido e inteligente), o mentor bêbado dos tributos do Distrito 12. Lenny Kravitz, representando Cinna , o estilista de Katniss e Peeta, também soube desempenhar seu papel com classe, demonstrando habilidade e competência, dando um toque de emoção ainda maior no filme.


Simplesmente incrível as roupas e a tecnologia dos habitantes da Capital. Souberam escolher muito bem como representá-los. Os outros tributos também estavam impecáveis, com uma semelhança absurda com o livro. 

A melhor adaptação cinematográfica dos últimos tempos. Espero que com o sucesso do filme as pessoas fique curiosas e leiam os livros! Tenho certeza que ninguém irá se arrepender. 

2 comentários:

  1. Oiie,

    Incrível a comoção que a estreia deste filme criou. Eu não sou a maior fã da série, mas até que estou curiosa para assistir ao filme e tirar minhas conclusões. É muito bom que o filme tenha se mantido fiel ao livro, pois, não há nada pior que um filme totalmente sem noção de um livro que a gente gosta, não é mesmo?

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Gostei do filme, mas poderia ser bem melhor, pois quem não ler o livro e não for fã da série, pode achar falta de diversos elementos.

    Beijos

    http://www.thepurpleblood.com/

    ResponderExcluir