Resenha: O clã dos Magos


"Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos."

Titulo: O Clã dos Magos
Autora: Trudi Canavan
Editora: NOVO CONCEITO
Número de páginas: 448
Avaliação: ♥♥♥♥


Sonea é uma garota até então considerada comum. Sua vida estava normal até o dia da Purificação. Todos os anos os magos realizam a Purificação, uma cerimônia em que eles pretendem expulsar todos os ladrões, bandidos e vagabundos de Irmadin, para protegê-la.

Esse ano, porém, algo inesperado aconteceu. Sonea, ao ver os magos passando como o de costume, envolto em seu escudo mágico, reúne toda sua raiva e indignação ao atirar uma pedra contra os magos. A pedra, ao contrário de todas as outras arremessadas pelos demais favelados, atravessa o tão eficiente escudo e atinge a têmpora de Fergun, deixando-o inconsciente.

A partir desse dia a vida de Sonea muda completamente. Somente magia poderia atravessar aquele escudo. E magos não podem viver fora do Clã. Ou seja, Sonea terá que se unir ao magos e aprender a conviver com todos que ela sempre julgou ser a razão de muito de seus problemas.

A jovem maga busca refúgio na favela e tenta se esconder a qualquer custo dos magos. Para tanto ela conta com a ajuda de seu fiel amigo Cery. Eles formam um casal muito bem descrito pela autora, com traços fortes e personalidade. 

Enquanto isso no Clã surge uma nova discussão. O que fazer agora que existe um mago fora de seus domínios? E o pior: esse mago é uma garota que vive nas favelas e não nas Casas. Um caso inédito no Clã.

Começa uma busca por Sonea, antes que seu poder se torne incontrolável e acabe destruindo várias pessoas. Com a promessa de ensiná-la a controlar seus poderes e educá-la, os magos começam a procurá-la.

Ao longo da história conhecemos alguns magos muito bem intencionados e preocupados com a vida da jovem, como o velho professor Rothen, ao contrário de outros que não possuem a melhor das intenções...

O livro foi bem escrito, em terceira pessoa, com alternância entre os pontos de vista, o que facilita nosso entendimento. Os personagens foram muito bem descritos. A capa e a diagramação ficou excelente.

O que prejudicou a leitura foi a demora em narrar situações simples. Por ser o primeiro livro da trilogia precisou de uma introdução ao mundo dos magos, mas essa introdução ficou muito extensa, sem necessidade de algumas partes e com escassez de informações em outras. 

O final foi surpreendente, a autora terminou o livro com um mistério que promete ser ótimo. Espero que os próximos volumes tenham mais ação e mais descrições dos locais, sem repetições e demoras em cenas que não apresentam grande importância para o enredo.

Recomendo a todos que, assim como eu, gostam de uma boa ficção. Estou ansiosa pela continuação!

3 comentários:

  1. Oi flor :)

    Poxa, fiquei bem mais curiosa por esse livro! E por ser tratar de uma trilogia, só me faz desejá-lo ainda mais.. principalmente quando o primeiro livro já começa bom.


    Beeijos,
    Ler ese Aventurar

    ResponderExcluir
  2. Bom, essa é minha próxima leitura... Eu nem li a sinopse pq quero ir totalmente no escuro!! rs
    Quando ler volto pra conferir a resenha.

    Beijos

    Ana
    @eufases

    www.eufases.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse é um dos livros que pretendo ler em breve.
    Parabéns pela resenha, está ótima.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir