Resenha e SORTEIO: Puros - Julianna Baggott

Título: Puros
Autora: Julianna Baggott
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 386
Classificação NPL: 5/5 



Pressia pouco se lembra das Explosões ou de sua vida no Antes. Deitada no armário de dormir, nos fundos de uma antiga barbearia em ruínas onde se esconde com o avô, ela pensa em tudo o que foi perdido — como um mundo com parques incríveis, cinemas, festas de aniversário, pais e mães foi reduzido a somente cinzas e poeira, cicatrizes, queimaduras, corpos mutilados e fundidos. Agora, em uma época em que todos os jovens são obrigados a se entregar às milícias para, com sorte, serem treinados ou, se tiverem azar, abatidos, Pressia não pode mais fingir que ainda é uma criança. Sua única saída é fugir.










Esse é um livro com uma proposta nova, uma distopia diferente de todas que já vimos até agora. Julianna Baggott nos conta a história que se passa 9 anos após as Explosões, em que tudo o que havia no mundo foi destruído, com exceção do Domo. As pessoas são seres horríveis, dignos de compaixão. Elas se fundiram com o que estava ao seu redor na hora das Explosões: outras pessoas, animais, terra, asfalto, árvores, enfim, o que estava ao seu redor. Algumas poucas conseguiram sair livres desse horror: são os Puros, os que estavam dentro do Domo na hora em que o mundo foi destruído.
"Sabemos que vocês estão aqui, nossos irmãos e irmãs. Um dia sairemos do Domo e nos juntaremos a vocês em paz. Por enquanto, observamos de longe, com benevolência."

É nesse cenário cruel que conhecemos a história de Pressia Belze, uma garota com uma boneca no lugar da mão, marcada por perdas e dor, prestes a completar 16 anos e se tornar parte da OBR, uma organização que tem por objetivo derrubar o Domo. No entanto, por mais que todos odeiem os Puros, Pressia quer se esconder da OBR para poder ficar e cuidar do avô.

Pressia é uma personagem forte, acostumada a conviver com a miséria, mas que ainda acredita que tudo voltará a ser como era no Antes.

Queime um Puro e respire as cinzas.
De suas entranhas, faça umas cintas.

Com seus cabelos, teça um cordão.

E de seus ossos faça um Puro sabão.

Também conhecemos a vida de Partridge, um Puro que pretende fugir do Domo para procurar pela mãe que ele acredita que esteja vivendo no meio dos miseráveis (como são conhecidas as pessoas que habitam o mundo lá fora). Um personagem com uma determinação incomum, mas despreparado para enfrentar as situações que aguardam fora de sua redoma de proteção. 


A vida de Partridge e Pressia se entrelaçam. Juntamente com eles encontramos Bradwel, um garoto que acredita que a vida é melhor se estiverem sozinhos; El Capitán, fundido com seu irmão, um personagem complexo que trouxe diversas cenas de emoção ao livro; entre outros que se destacam com o decorrer da história. 

Todos com um objetivo em comum: sobreviver. Porém a situação pode ser ainda mais aterrorizadora do que aparenta. Eles não são apenas mais alguns miseráveis esperando sua sentença de morte. Há algo maior por trás de tanta destruição. Mas o que seria? Em quem confiar? Será mesmo possível acreditar em tudo que aconteceu desde as Explosões?

Um livro simplesmente cruel. A autora não teve piedade de seus personagens, todos sofrem e levam uma vida indigna. Uma distopia única, que deixa qualquer um curioso para saber como irá se desenvolver a história.  A leitura segue um ritmo intenso e instigante, com diversas cenas de luta e sobrevivência, levando o leitor ao delírio! Com um clima de romance que insiste em aparecer mesmo em meio a tanta confusão...

O novo mundo foi muito bem trabalhado pela autora, ela soube criar um ambiente deplorável, mas ao mesmo tempo crível. Os detalhes dos cenários, a situação de completa desolação. Os personagens são complexos, verdadeiros; foram muito bem descritos, tanto as características físicas, como a personalidade de cada um, bem definida. A história em si também de destaca por ser inédita. Tudo se encaixa e se completa.

Aguardo ansiosamente pela continuação dessa Trilogia. E super indico a leitura desse livro. Creio que todos os amantes de distopia não se arrependerão da escolha. O livro já teve os direitos de adaptação para os cinemas adquiridos pela Fox. Agora é esperar e torcer para serem fiéis ao livro e reproduzirem da melhor maneira possível esse mundo fantástico!


Vamos à promoção?

  • A promoção começa hoje dia 17/09 e termina dia 17/10;
  • O envio do livro será por conta da Editora;
  • Depois do resultado a Editora ainda tem um prazo de 30 dias para enviar o livro;
  • O ganhador deverá ter endereço em território nacional;
a Rafflecopter giveaway




29 comentários:

  1. Nossa! Adorei a resenha, eu não havia me interessado pelo livro quando vi o lançamento, mas agora eu o quero pra ontem!!
    Beijinhos

    http://tyelehopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro por achar ele bem diferente. É um livro que me chamou atenção com a sinopse e com as resenhas soube mais do que se tratava. Nem preciso dizer que amei né?

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro quero ler é realmente uma distópia super diferente do que ouvi falar, estou super curiosa para ver todo essa crueldade, não tinha lido nada a respeito ainda e gostei da sua resenha bem explicativa.

    ResponderExcluir
  4. Com tantas distopias sendo lançados, bom saber que esta é bem original! Acho ideia do domo e multilações bem bacana, torna a história mais real! Gosto muito quando o autor não poupa seus personagens! Super quero, e que bom saber que vai ter filme!

    ResponderExcluir
  5. A autora realmente parece ter sido cruel, fundindo os personagens com objetos. O livro parece ser bom, apesar de muito triste =/
    Como eu adoro distopias, já está na minha lista de desejados :D
    Penny Pe
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mais uma distopia mesmo que sob uma aspecto diferente, e eu me pergunto isso tudo é medo do futuro? Ou será apenas curiosidade? Pelo pessimismo acho que é medo neh...Quero espiar Puros...
    Boa Resenha...adoro qd tem quotes.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  7. Oi,flor!
    Eu não curto muito distopias, mas Puros me ganhou pela linda capa e por conter um enredo bem diferenciado dos demais livros. Eu já tinha vontade de lê-lo, depois dessa resenha mara fiquei mais ansiosa.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.
    Ótima resenha.
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  8. Sempre me decepciono cm distopias, e são poucas q realmente me deixam interessado, mas a premissa de Puros é até que bem instigante. E parabéns pela resenha, deu pra ver q vc gostou do livro e aguçou minha curiosidade também! Tomara q eu gnhe a promoção e o livro cure meu trauma de distopias, rs.

    ResponderExcluir
  9. Claro que oque me chamou a atenção nesse livro foi a capa. Linda! A historia parece ser interessante. Estou entrando na onda da distopia agora,então claro que pretendo conferir esse livro. Bjkss

    ResponderExcluir
  10. Esse livro entrou na minha lista de desejados assim que ouvi falar dele, adoro distopias, mas eu fico com um pé atrás por já ter lido resenhas negativas sobre ele!

    ResponderExcluir
  11. Estou louca para ler, adoro distopias. Esse livro parece ser o tipo de leitura envolvente, que nos prende até a última folha. Com certeza já está na minha lista de futuras leituras!!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a sinopse e a resenha, fiquei super instigada para ler. É sempre legal ter uma história bem surreal para ler. rs

    ResponderExcluir
  13. Vou confessar que eu não sou muito de ler resenhas, mas mesmo assim leio. E Tipo, algo me chamou atenção mas não sei como explicar. Achei super interessante pois faz me lembrar um pouco de jogos vorazes, onde além de ter ação há romance (deixa eu ser mais claro: acho interessante não é porque há romance, que é um tipo de história que não leio muito, mas sim porque há uma mistura de várias modalidades).

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser intenso. Uma distopia que tem um diferencial. Já está na lista de desejos.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma trilogia que não sei se vou aguentar esperar.
    amei a resenha e a proposta do livro parece ser mt convincente! Quero ler com certeza, uma distopia com gostinho de JV, onde mostra a dura realidade, esse sim tem emoção e digno de mais detalhes. parabéns pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro Distopia, me parece ser um bom livro, ainda mais por ser uma distopia com um diferencial né. Estou participando da promo, espero ter sorte, parabéns pelsa resenha ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Hum....estou doida para ler esse livro!! :)

    ResponderExcluir
  18. A resenha chamou-me a atenção. Espero ganhar!

    ResponderExcluir
  19. Lá vou eu me envolver em trilogia de novo, adorei a resenha, gosto dessas estórias que falam um pouco do fim do mundo, ou de como os humanos viverão depois que tudo não mais existir!

    Oh, my God, minha mãe vai me matar... rsrs Ou não, seu eu ganhar né? rsrs

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa!

    Beijos
    http://www.darealidadeaosonhos.com

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito das estórias de Distopia, e quero muito ver qual é o diferencial desta. Fiquei bem curiosa! Estou participando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante, podemos relembrar um pouco de Jogos Vorazes, a estória parece ser bem comovente e claro bem convidativa a lê-la a resenha foi muito bem montada e explicada. Curiosíssima para ler este livro que parece ser bem interessante e cheio de mistérios :)

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nenhuma distopia, mas tenho muita vontade de ler. Ando vendo muitas resenhas positivas sobre esse livro e a vontade só aflora. A capa é linda, e a história parece ser muito boa.

    @jenifferhaddad

    ResponderExcluir
  23. Gostei demais da resenha, o livro parece bem forte, cruel e ótimo *-*
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  24. Eu gosto de ler distopias e essa parece ser muito boa - e diferente.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Ele não passa uma primeira impressão de crueldade,quero conhecer essa distopia!

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante da capa, mas o livro em si não me chamou tanto atenção. Tenho que ler para dar meu veredito. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. eu AMO distopia! E essa me pareceu bem interessante
    foi a primeira resenha que eu li definindo o livro como cruel(medo e algum futuro personagem querido morrer rs)

    legal saber que vai virar filme, acho que agora todas as distopias vao ser adaptadas ne rs

    ansiosa pra ler ^^

    Thamires Perrone

    ResponderExcluir
  28. Ainda bem que é trilogia, estou cansada de séries longas. Gostei muito da sua resenha e fiquei empolgada para ler. O GFC está com algum problema? Não consegui logar nele.

    Bye

    ResponderExcluir