Interessante: Hospital de livros em Roma cuida de volumes raros

Oi gente, esses dias eu vi no twitter um link para um site (Último Segundo) com uma notícia assim: "Hospital de livros em Roma cuida de volumes raros". Fiquei super curiosa e resolvi ler. Depois de ler resolvi postar pra vocês e aqui está:

"Guerras, inundações, ratos ou cupins - o Instituto da Patologia do Livro de Roma, ICPAL, oferece há mais de 70 anos tecnologia para "cuidar" dos livros e escritos preciosos, danificados por acontecimentos os mais diversos, ou para periciar uma obra.

Essa instituição interdisciplinar, fundada em 1938, "é a primeira do mundo com essas características", além de ser referência para todos os problemas ligados à conservação e à restauração de livros e arquivos. O Vaticano também recorre, quando precisa de uma ajuda altamente especializada, conta à AFP Marina Bicchieri, do Departamento de Química. O ICPAL foi solicitado, inclusive, para a exposição do célebre autorretrato de Leonardo da Vinci.

"Os principais problemas que encontramos são causados pela água, pelo calor, além da poeira e insetos. Algumas bactérias conseguem até proliferar em bibliotecas", explica Flavia Pinzari, do Departamento de Biologia."

Especialista mostra na tela do computador ampliação de fungos encontrado em um livro antigo

Nunca tinha lido nada a respeito. Achei bem interessante! Espero que vocês tenham gostado... Para ler o restante da matéria, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário