Resenha: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Nome: Um Mundo Brilhante
Autora: T. Greenwood

Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Classificação NPL: 3/5
Um Mundo Brilhante"Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu."

 


Ben Bailey, é doutor em história, mas só conseguiu o emprego de professor adjunto em uma faculdade. Para complementar o orçamento ele é barman durante a noite. Vive em Flagstaff, junto de sua noiva Sara. Sua intenção era encontrar refúgio no ar frio da cidade.  

Junto com a primeira nevasca do ano, a história de Ben muda completamente.

Ao encontrar o corpo de um garoto indígena na porta de sua casa, Ben o reconhece como frequentador do bar em que trabalha, e fica intrigado para descobrir quem teria feito isso com o garoto. Ao ir ao hospital ver qual o estado do garoto, ele conhece sua irmã Shady, que o convence a ir ao enterro de Ricky.

A vida de Ben é frustrante. Nada dá certo, e ele sente que só magoa as pessoas. Primeiro seus pais, por não ter tomado os devidos cuidados com sua irmã e há também Sara, que a princípio era feliz, sorridente e alegre com tudo, mas com o passar do tempo tornou-se uma mulher triste, cansada e mal humorada. No passado Ben também era realmente feliz ao lado de Sara, mas tudo se desfez. Ele já não tem tanta certeza de que é essa realmente a vida que quer no futuro. 

A vida ao lado de Shady parece bem mais leve, com um humor incrível e misteriosa, ela conquista Ben e o leitor. O contrário acontece quando ele está com Sara.

Confesso que não gostei (de novo) do protagonista. Vive se culpando de tudo, se sentindo no fundo do poço e achando que o universo conspira contra ele. Ele tenta ser diferente, mas sempre foge de suas responsabilidades.

Ben não vive para si, mas sim para os outros. Quer sempre causar boa impressão, mas nunca age de maneira própria. Comete erros e desvia das consequências.

O final também não me agradou. Ben foi um personagem fraco, e suas escolhas foram baseadas no medo.  Ainda assim a história merece ser lida. Prova que não podemos viver e fazer as coisas apenas para agradar os outros. 

Eu fiquei com a famosa "Ressaca Literária". E vocês, já leram esse livro? O que acharam?

4 comentários:

  1. Boa noite.

    Já viu a promoção "Pós Carnaval Literário", no blog O Leitor? Você pode ganhar 6 livros (isso mesmo, 6 livros só para você).
    Tá esperando o que? Corre na nossa página de promoções e é só clicar no primeiro banner e seguir as regras.

    A outra novidade é que além desses 6 livros, você pode concorrer a mais um, "Como se livrar de um vampiro apaixonado". Para isso, clique no segundo banner e siga as regras.

    Boa sorte e espero você lá.

    Atenciosamente,
    Pamela.

    ResponderExcluir
  2. Achei a resenha interessante. Achei que o livro abordava outros assuntos. Essa e a primeira resenha que eu li sobre livro e eu adorei

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou para ler esse livro, mas confesso que estou com pé atras... Mta gente tem mostrado pelo menos 1 lado negativo hehehe Mas o jeito é encarar e ver o que acho né? rs

    Beijos

    Aninha
    @eufases
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir