Resenha: Coração de Tinta - Cornelia Funke

Nome: Coração de Tinta
Autora: Cornelia Funke

Editora: Cia das Letras
Páginas: 456
Classificação NPL: 5/5
 Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado “Coração De Tinta”. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de “Coração De Tinta” um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Não sei nem por onde começar a falar desse livro. Coração de Tinta é incrível em todas as partes! Parem o que estiverem fazendo para lê-lo porque realmente vale a pena!

Qual é o sonho de todo leitor? Creio que entre tantos outros, um se destaque: Poder ver os personagens dos livros que lê. Confesso que muitas vezes esse é o meu sonho.
E se você pudesse realmente ver os personagens dos livros que lê, tal como eles parecem na sua imaginação? E se Peeta Melark (Jogos Vorazes), Sam (Os Lobos de Mercy Fallse Percy Jackson (Percy Jackson e os Olimpianos) aparecessem diante de você? Mas e se junto com os heróis, os vilões também aparecessem? Imaginem um mundo onde eles também andassem soltos por aí.

Em "Coração de Tinta" acompanhamos a história de Mortimer Folchart, ou simplesmente “Mo”, e sua filha Meggie, uma devoradora de livros.
Apesar de restaurar e cuidar de livros, ser apaixonado e viver cercado por eles, Mo jamais lê em voz alta, e Meggie não entende o motivo. Ele simplesmente diz que não gosta, e por isso a ensinou a ler seus próprios livros, desde muito cedo.
O segredo de Mortimer começa a ser revelado quando em uma noite chuvosa, um homem surge à porta de sua casa. Ele se apresenta como Dedo Empoeirado, e aparentemente conhece Mo há muito tempo. Maggie os ouve conversar sobre um tal de Capricórnio, e o quão perigoso é. Além disso, Meggie descobre que Capricórnio está atrás deles e de um livro. Na manhã seguinte uma aventura inesquecível e inacreditável começa.
 
"Coração de Tinta" é um livro pelo qual é impossível não se apaixonar logo nas primeiras páginas. Fiquei encantada por Meggie e Mo, e com todo o carinho com que falam dos seus preciosos livros. Se você é completamente compulsivo por livros assim como eu, vai se identificar com Elinor, a senhora que tem estantes por todos os lados de sua casa, onde guarda sua coleção infindável de livros e os trata como se fosse seus filhos.

Cornelia Funke conduz a história de Coração de Tinta com maestria. Considero que esse livro não tenha sido escrito para qualquer pessoa, Cornelia mostrou-se uma leitora atenta aos detalhes, Coração de Tinta foi feito exatamente para nós, amantes dos livros.

Coração de Tinta é uma interseção de histórias. Cada capítulo é aberto por uma epígrafe (pequeno parágrafo tirado de outro livro): O Senhor dos Anéis, Alibabá e os Quarenta Ladrões, Peter Pan, As Bruxas… Acho que essa foi uma das características que mais me encantaram. A autora foi genial, muito observadora e esplendorosa. A partir das citações  Cornelia deu dicas do que poderíamos esperar do capítulo que se seguia.

Enfim, acho que vocês perceberam que eu me apaixonei pela história né?! Mesmo sendo  Infanto-Juvenil, "Coração de Tinta" me encantou do começo ao fim. A história é direcionada aos jovens leitores ( o que pode ser notado a partir dos nomes dos protagonistas) Foi amor a primeira vista e... Acho que posso classificá-lo como 5 estrelas e dar uma extra por ter sido acrescentado aos meus favoritos no Skoob:

E Mo começou a preencher o silêncio com palavras. Ele as tirava para fora das páginas, como se elas estivessem esperando apenas por sua voz – palavras longas e breves, altivas e ternas, ronronantes, rumorejantes. Elas dançavam pelo quarto, pintavam imagens de vidro colorido e faziam cócegas na pele.
Super recomendado para vocês


XOXO. Samella Cunha

1 comentários:

  1. Morro de vontade de ler esse livro, parece ser bem bacana! ;) o/

    A capa dele é perfeita e todos falam muito bemmmmmm *-*
    Adorei a resenha!

    Beijokas,
    Milena - http://divertletras.blogspot.com

    ResponderExcluir